segunda-feira, 7 de abril de 2014

COMPLIANCE AMBIENTAL - NOVAS OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL DO DIREITO


Resultado de imagem para COMPLIANCE

Poucas áreas do conhecimento são tão dinâmicas quanto o direito, onde ao lado de vetustas e experientes senhoras, surgem sempre viçosas e belas damas.

Especializações centenárias, como direito penal, de família, ou de propriedade, andam lado a lado com os novos ramos, como o direito de moda, do turismo ou ambiental.


É nesse contexto de novidade, que surge o compliance, palavra originária do inglês  to comply , que significa o ato ou procedimento para assegurar o cumprimento das normas reguladoras de determinado setor


A  COMPLIANCE

Com as atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação à política interna da empresa é identificado e evitado, afastando-se problemas jurídicos e de imagem.

São diversos os modelos de compliance, destaque para a área ambiental, onde a malha de normas é muito grande e a sua não observância pode sujeitar a empresa a sanções civis, penais e administrativas.

Na hipótese, por exemplo, da poluição de um manancial, o infrator estará obrigado à reparação do dano, pela recuperação ou indenização da área degradada, estará sujeito a responder processo por crime ambiental (Lei 9.605/98) e ainda sanção administrativa, consistente em multa, no valor de até R$ 50.000.000,00.

Além dessas, no mais das vezes as atividades da empresa podem ser suspensas, sua licença ambiental revogada, impedida de participar de licitações e de receber financiamentos e tantas outras penalidades, de valores e prejuízos muito significativos. O compliance atua na análise da legislação ambiental, prevenindo seu descumprimento

Resultado de imagem para COMPLIANCE AMBIENTAL

A COMPLIANCE AMBIENTAL

Se já era importante, desde janeiro de 2014, o compliance ambiental ganhou ainda mais relevância, pois entrou em vigor a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/13), obrigando as empresas a observarem com mais rigor sua rotina interna e o relacionamento com clientes, fornecedores e prestadores de serviços, pois deverão se resguardar contra condutas praticadas por elas próprias ou por seus terceiros, que possam ser interpretadas como “atos lesivos à administração pública”, definidos pela referida lei, em seu artigo 5º.

A corrupção (definida como ato lesivo no citado artigo 5º) pode ser uma ameaça constante à gestão da empresa. Afinal, nos processos ambientais, é obrigatória a intervenção de inúmeros órgãos da administração pública, burocracia que, infelizmente, pode gerar desvios de conduta, no intuito de ver suprimidas ou antecipadas etapas.

A título de exemplo, a promessa ou o oferecimento de propina a agente público para liberação de obra ou atividade, pode ocasionar multa administrativa para a empresa, no valor de 0,1% a 20% do faturamento bruto do exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tributos, a qual nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação (art. 6º).

Assim, desponta o compliance, ativamente, no combate a práticas ilícitas e sua existência poderá, no futuro, ser analisada como atenuante, no momento da aplicação de sanções às empresas, como já ocorre na Espanha, onde o parâmetro da pena aplicada, no caso de responsabilidade penal das pessoas jurídicas, é fixado conforme a existência, ou não, de sistemas de compliance mais ou menos robustos nas empresas (artigo 31 bis do Código Penal espanhol).


CONCLUSÃO

Desta forma, cada vez mais crescerá a importância dos profissionais especializados nas minúcias e nos meandros do direito ambiental, esta nova dama do direito, que também poderá colaborar na importante frente preventiva de ilícitos, denominada compliance.   
 Parte inferior do formulário

Grande abraço.

JOSÉ ROBERTO SANCHES


Se você gostou da postagem clique em G+ e compartilhe nas redes sociais.

Leia também outras postagens AQUI.