quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - CONVITE À REFLEXÃO



       No dia 15 de dezembro de 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, a Organização das Nações Unidas - ONU , estabeleceu que em 05 de Junho seria comemorado "O Dia Mundial do Meio Ambiente". 


        A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.



       Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intenção da ONU transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente, em especial:

 
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;


2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;


3. Promover a compreensão de que é fundamental a mudança de atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 


4. Possibilitar parcerias para garantir que as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.


 
          Poluição, mortandade de animais e desmatamentos, se encontram mais presentes hoje em dia do jamais estiveram.


        Só a mata atlântica, que possuía mais de 1,3 milhões de km²,  hoje conta com menos de 7% do total e seu território original. Na Amazônia o desmatamento é intenso e a fome por lucros derruba árvores centenárias e que protegem o solo contra a desertificação.


     Animais ameaçados de extinção, espécies inteiras extintas; escassez de água, que já atinge cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo e que agora fere também várias regiões do Brasil, como a grande São Paulo; produção e deposição irregular de lixo e de resíduos tóxicos, que cresce na proporção do consumo dos bens, fatores estes que tendem a aumentar de maneira imprevisível, são apenas alguns exemplos de nossa falta de atenção com o Meio Ambiente.


       O dia 05 de junho, por si só , não fará muita diferença. Mas se ao menos refletirmos hoje sobre as conseqüências de nossas ações antiambientais, talvez possamos fazer surgir um lampejo de esperança, que, ao final, fará com que todos os dias possam ser  "dias do Meio Ambiente".

Grande abraço.

JOSÉ ROBERTO SANCHES

Se você gostou da postagem, clique em G+ e compartilhe nas redes sociais.

Leia também outras postagens neste blog.