segunda-feira, 16 de março de 2015

FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO


As espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção são aquelas constantes da "Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção" - Lista, conforme Anexo I da PORTARIA MMA Nº 444, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014.

Nela encontram-se listados os mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres e indica o grau de risco de extinção de cada espécie.

Os Peixes e invertebrados aquáticos são objeto de Portaria MMA nº 445.



As espécies constantes da Lista, conforme Anexo I, classificadas nas categorias Extintas na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU) ficam protegidas de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.




A captura, transporte, armazenamento, guarda e manejo de exemplares das espécies de que trata o caput somente poderá ser permitida para fins de pesquisa ou para a conservação da espécie, mediante autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes.



As restrições estabelecidas no caput não se aplicam a exemplares reproduzidos em cativeiros devidamente licenciados por órgão ambiental competente, em conformidade com Planos de Ação Nacionais para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção-PAN, quando existentes.



A não observância desta Portaria constitui infração sujeita às penalidades previstas nas Leis nº 5.197, de 03 de janeiro de 1967, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sem prejuízo dos dispositivos previstos no Código Penal e demais leis vigentes, com as penalidades nelas consideradas.





Publicado no Diário Oficial da União de 18/12/2014 SEÇÃO 01 – PÁG 121





Veja a lista completa da fauna clicando aqui

Grande abraço,


JOSÉ ROBERTO SANCHES

Leia outras postagens deste blog clicando aqui