quinta-feira, 4 de junho de 2015

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE:"SETE BILHÕES DE SONHOS. UM PLANETA.CONSUMIR COM CUIDADO"

Resultado de imagem para dia mundial do meio ambienteO Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado pela primeira vez em em 05 de junho de 1972 e marcou a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, realizada pela organização das Nações Unidas - ONU. 

A Conferência reuniu 113 países, além de 250 Organizações Não Governamentais e a pauta abordava a degradação causada pelo ser humano contra o meio ambiente, além dos riscos para a sobrevivência da espécie humana. Desde então, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em todo o mundo. 

O objetivo principal da data é chamar a atenção de todos para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que, até então, eram considerados por muitos, inesgotáveis.

"Sete Bilhões de sonhos. Um planeta. Consumir com cuidado", esse foi o tema escolhido em 2015, pela ONU, para comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente. A frase procura levar à reflexão de que o bem-estar da humanidade e, em última análise, o funcionamento da economia, dependem da gestão responsável dos recursos naturais do planeta, pois muitos ecossistemas da Terra estão se aproximando de pontos críticos de esgotamento ou de mudanças irreversíveis, impulsionados pelo alto crescimento populacional e desenvolvimento econômico. 


Em 2050, a população, a planeta deverá atingir 9,6 bilhões e se o consumo e a produção atuais permanecerem os mesmos, precisaremos de três planetas para sustentar o nosso modo de vida. 

Viver de forma sustentável é fazer mais e melhor com menos. Trata-se de saber que as taxas crescentes de uso dos recursos naturais e os impactos ambientais que ocorrem não são um subproduto necessário do crescimento econômico.

Bons hábitos chamam novos bons hábitos. Nossa responsabilidade é começar e contribuir para um futuro melhor.

Você também pode participar do Dia do Meio Ambiente, basta realizar qualquer ação de preservação ou conscientização ambiental e registrá-la no site do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Grande  abraço,

JOSÉ ROBERTO SANCHES



Veja outras postagens interessantes clicando aqui