sexta-feira, 27 de maio de 2016

RACHEL CARSON - DESENVOLVER SEM DESTRUIR - SERÁ QUE APRENDEMOS?

              
               Há 99 anos, nascia em Springdale, EUA, Rachel Louise Carson , escritora, cientista, bióloga e ecologista que ganhou fama mundial por meio da publicação do livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), em 1962.

          

          Sua obra ajudou a lançar a consciência ambiental moderna, pois deu início a uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente, influenciando a rede de televisão CBS a fazer um documentário sobre os efeitos do pesticida DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano), conscientizando a população americana e mundial dos riscos daquele produto.

              O DDT  foi o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos, pulgas, carrapatos e vetores da malária e do tifo e o químico   Paul Hermann Müller, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina de 1948, pela descoberta.

            Carson enfrentou enormes problemas pessoais e críticas infundadas sob o ponto de vista científico, as quais foram instiladas, perniciosamente, por uma mídia manipulada por interesses do capital da maior indústria química do planeta.
  
      Hoje, data em que se comemora o nascimento de Raquel Carson, podemos  lembrar de seu legado, que  permanece vivo e se reflete na tentativa da descoberta do ponto de equilíbrio entre a possibilidade de o ser humano atingir patamares mais elevados de desenvolvimento e a preservação do meio ambiente para a presente e as futuras gerações.

Grande abraço,

JOSÉ ROBERTO SANCHES

Se você gostou, clique em G+ e compartilhe nas redes sociais.

Leia outras postagens interessantes aqui.

https://www.facebook.com/joserobertosanches.sanches.1