domingo, 16 de novembro de 2014

OAB XV EXAME NACIONAL UNIFICADO - QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL




O Exame XV, aplicado hoje, 16/11/2014, trouxe apenas duas questões de Direito Ambiental,  nenhuma delas de grande complexidade.

Na prova branca, sob os números 35 e 36. Vamos a a elas:
 
Questão 35

No curso de obra pública, a Administração Pública causa dano em local compreendido por área de preservação permanente. Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica de quem é a responsabilidade ambiental.

A)  Em se tratando de área de preservação permanente, que  legalmente é de domínio público, o ente só responde pelos danos ambientais nos casos de atuação com dolo ou grave.

B)  Em se tratando de área de preservação permanente, a Administração Pública responderá de forma objetiva pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.

C)  Em se tratando de dano ambiental com área de preservação permanente, a Administração Pública não tem responsabilidade, sob pena de confusão, recaindo sobre o agente público causador do dano, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.

D)  Trata-se de caso de responsabilidade subjetiva solidária de todos aqueles que contribuíram para a prática do dano, inclusive do agente público que determinou a prática do ato.

Comentário: 

As áreas de preservação permanente - APP, Segundo o Art. 3º, II, do Código Florestal (Lei 12.651/12) é a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;



Quem causar danos em tais locais responderá, em regra, civil, penal e administrativamente, independentemente se pessoa física, ou jurídica, pública ou privada.


A responsabilização civil é objetiva (sem aferição da culpa), a penal é subjetiva (com análise de culpa) e a administrativa, (em que pesem divergências doutrinárias), entende-se, em regra, também objetiva.

Na questão, o examinador não definiu de forma clara e direta, a que espécie de responsabilidade se refere, pois apenas fala em dano em APP, perguntando em seguida de quem é a responsabilidade ambiental (que pode ser civil, penal e administrativa, variando as consequências em cada uma delas).

Entretanto, na análise das alternativas, vê-se que a única correta é a letra “B”.    





Questão 36

Antes de dar início à instalação de unidade industrial de produção de roupas no Município X, Julio Cesar consulta seu advogado acerca dos procedimentos prévios ao começo da construção e produção. Considerando a hipótese, assinale a afirmativa correta.

A)  Caso a unidade industrial esteja localizada em terras indígenas, ela não poderá ser instalada.

B)  Caso a unidade industrial esteja localizada e desenvolvida em dois estados da federação, ambos terão competência para o licenciamento ambiental.

C)  Caso inserida em qualquer Unidade de Conservação, a competência para o licenciamento será do IBAMA.

D)  Caso o impacto seja de âmbito local, a competência para o licenciamento ambiental será do Município.

Cometário:
Tema sempre recorrente em Direito Ambiental, a Lei Complementar nº 140/11, que fixou normas, nos termos dos incisos III, VI e VII do caput e do parágrafo único do art. 23 da Constituição Federal, para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora, mais uma vez surge.

Nos artigos 7º, 8º e 9º da citada Lei, discorre, respectivamente, sobre as atribuições da União, dos Estados e dos Municípios.


 É justamente neste último (art. 9º), no inciso XIV, “a”, que se encontra a resposta da questão, pois ele prevê que se o impacto ambiental for apenas local, a competência para o licenciamento será municipal.


Assim, correta a alternativa “d”.




Veja outras postagens interessantes clicando aqui:http://nossoambientedireito.blogspot.com.br/

    
    Grande abraço,


JOSÉ ROBERTO SANCHES


Leia mais postagens interessantes neste blog.

Compartilhe nas redes sociais e clique em G+.
   
   Assista no youtube comentários sobre questões da OAB e direito ambiental clicando aqui