segunda-feira, 4 de maio de 2015

INSCRIÇÃO NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) É PRORROGADA POR MAIS UM ANO

Resultado de imagem para cadastro ambiental rural logotipoA Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, acabam de prorrogar por mais um ano (até o 05 maio de 2016), o prazo para inclusão dos imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A prorrogação foi motivada por 48 pedidos de órgãos como secretarias estaduais e municipais.

Até agora, apenas 52, 8% da área total de 373 milhões de hectares passíveis de regularização ambiental está inscrita no sistema informatizado que dará início ao processo.

Os assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também entrarão na base do CAR. De um total de 6.996 unidades agrícolas em todo o país, 4.425 foram cadastradas. Essa área equivale a 28,1 milhões de hectares distribuídos em diversos biomas brasileiros.

Todas as propriedades rurais do país precisam ser cadastradas no Sistema Eletrônico do CAR (SiCAR), com imagens georreferenciadas de todo o território nacional. As inscrições são condições necessárias para que os imóveis façam parte do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Caso não faça o cadastro, o responsável pelo imóvel ficará impossibilitado de obter crédito rural, além de entrar em situação de insegurança jurídica. O CAR, no entanto, não tem relação com questões fundiárias. Ou seja, é um documento declaratório sobre a situação ambiental de uma área cuja responsabilidade de manutenção é daquele que declarou e, portanto, não gera direitos sobre a forma de uso do solo.

A inscrição no CAR é realizada por meio do SiCAR, que emite um recibo, seguindo a mesma lógica da declaração do Imposto de Renda. É possível fazer retificações caso haja informações conflitantes. Depois de cadastrados, os proprietários ou posseiros com passivo ambiental relativo às Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (UR) poderão aderir aos PRAs da unidade da federação em que estão localizados.

Informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente.

Grande abraço

JOSÉ ROBERTO SANCHES

Leia outras publicações deste site aqui