quarta-feira, 1 de julho de 2015

COP 21 - BRASIL E ESTADOS UNIDOS CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL?

Você sabe qual é um dos principais desafios globais do século 21?

Sem dúvida, um dos maiores desafios para a humanidade será evitar o aquecimento do planeta e a extinção de espécies que isso poderá causar.


Esse importante assunto foi discutido, no final de junho, na visita da Presidente Dilma, aos Estados unidos  e foi tema das discussões com Barack Obama.

Após reunião com Barack Obama, a Presidente Dilma Rousseff anunciou que Brasil e EUA fecharam acordos importantes nas áreas de educação e de meio ambiente, com foco na mudança do clima e no desenvolvimento sustentável.


Um dos assuntos discutidos com Obama na reunião realizada no dia  30 de junho, foi a questão da mudança do clima, tema central da COP 21 – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontecerá no fim do ano na França (leia mais sobre o assunto aqui).
Dilma anunciou que Brasil e EUA assinaram um compromisso de cooperação para assegurar a ampliação de 20% de energia renovável na matriz energética até 2030. 
Essa decisão auxilia nas  perspectivas de participação no acordo global de redução de emissão, para concretizar o acordo na COP 21, em Paris.
Ainda na questão do meio ambiente, Dilma Rousseff informou a assinatura de um compromisso entre Brasil e EUA para recuperar 120 mil km² de florestas até 2030, e assumiu a meta de levar o país ao desmatamento ilegal zero até 2030.

A viagem da Presidente Dilma teve ainda outros focos, principalmente o estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Se em meio aos assuntos comerciais e financeiros, pano de fundo em todas as relações entre as nações os Estados Unidos contribuírem para a diminuição do desmatamento de nossas florestas, a visita da Presidente Dilma já terá valido a pena.

Melhor que isso será ver alcançados os objetivos da COP 21, ou seja, que ao lado do Brasil, os Estados Unidos se engajem, de forma plena, na redução das emissões dos gases tóxicos e causadores do aquecimento global. 

Pelo bem da humanidade...

Grande abraço

JOSÉ ROBERTO SANCHES