terça-feira, 1 de setembro de 2015

CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR - SÃO PAULO COMEÇA A DIVULGAR INFORMAÇÕES DO DATAGEO

UGRHIs Mantiqueira, Paraíba do Sul e Litoral Norte com os limites das propriedades em 26 de agosto de 2015.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo começou a disponibilizar, por meio do Datageo, os dados espaciais de natureza pública informados pelos declarantes no SiCAR-SP.

Os dados são apresentados em tempo real, conforme os imóveis são cadastrados no sistema, e segundo as Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – UGRHi.

As primeiras UGRHis com seus cadastros já disponíveis são a Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Espera-se que até meados de setembro os cadastros de todas as unidades estejam acessíveis.


Quem pode visualizar os dados?
Qualquer pessoa poderá visualizar os limites dos imóveis inseridos, as Áreas de Preservação Permanente, fragmentos de vegetação nativa e Reserva Legal, além de quaisquer outras feições constantes da aba “Mapa” do CAR.

Os dados podem ser usados por diversos setores da sociedade, como Comitês de Bacia Hidrográfica, gestores municipais, estaduais e federais, acadêmicos e entidades ambientalistas, entre outros, para ações de planejamento, gestão de recursos naturais e de uso do solo, e pesquisa.


Qual a Natureza dos dados?
Os dados são declaratórios, portanto de responsabilidade de quem realiza a inscrição, assim são visualizados apenas os dados de natureza pública, disponíveis a qualquer cidadão, conforme a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e normas específicas sobre o CAR, como o Decreto Federal nº 7.830/2012, a Instrução Normativa do MMA nº 02/2014 e a Lei Estadual nº 15.684/2015.
 Detalhe: mosaico de propriedades cadastradas e as diversas informações contidas (acesso em 26 de agosto de 2015)
De acordo com essas regulamentações, o limite das feições espaciais e o número do CAR são disponibilizados, preservando-se quaisquer informações pessoais ou sigilosas dos imóveis e de seus proprietários.

Isso quer dizer que não é acessível nenhum dado que possa ligar o imóvel a seus proprietários, garantindo a proteção das informações patrimoniais.


O que é Datageo?
O Datageo é um sistema que tem o objetivo de estruturar, organizar e disponibilizar as bases de informações ambientais e territoriais do Sistema Ambiental Paulista por meio da construção de uma Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais – IDEA-SP.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente/SP

Receba  postagens exclusivas registrando-se aqui

Grande abraço

JOSÉ ROBERTO SANCHES

Leia outras postagens interessantes aqui