Há 99 anos, nascia em Springdale, EUA, Rachel Louise Carson , escritora, cientista, bióloga e ecologista que ganhou fama mundial por meio da publicação do livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), em 1962.
Sua obra ajudou a lançar a consciência ambiental moderna, pois deu início a uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente, influenciando a rede de televisão CBS a fazer um documentário sobre os efeitos do pesticida DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano), conscientizando a população americana e mundial dos riscos daquele produto.
O DDT foi o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos, pulgas, carrapatos e vetores da malária e do tifo e o químico Paul Hermann Müller, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina de 1948, pela descoberta.
Carson enfrentou enormes problemas pessoais e críticas infundadas sob o ponto de vista científico, as quais foram instiladas, perniciosamente, por uma mídia manipulada por interesses do capital da maior indústria química do planeta.
Hoje, data em que se comemora o nascimento de Raquel Carson, podemos lembrar de seu legado, que permanece vivo e se reflete na tentativa da descoberta do ponto de equilíbrio entre a possibilidade de o ser humano atingir patamares mais elevados de desenvolvimento e a preservação do meio ambiente para a presente e as futuras gerações.
Grande abraço,
JOSÉ ROBERTO SANCHES
Se você gostou, clique em G+ e compartilhe nas redes sociais.