A data foi comemorada pela primeira vez em 1970, ocasião em que o Senador norte-americano Gaylord Nelson promoveu um grande protesto contra a poluição do Planeta, em razão das consequências de um imenso vazamento de petróleo, ocorrido na Baía de Santa Bárbara, na Califórnia.
Em 26 de janeiro de 1969, uma falha no fundo da Baía de Santa Bárbara foi a responsável pelo derramamento de 4.500 barris de petróleo ao longo de cerca de 45 km nas praias da Califórnia.
Durante duas semanas se viu imagens de aves marinhas cobertas de óleo, sendo retiradas das praias. Muitas foram mortas.
Numa entrevista coletiva, o presidente da Union Oil disse estar “abismado com a publicidade pela morte de algumas poucas aves”.
Dias depois, foi fundada a Get the Oil Out (GOO), uma das primeiras ONG’s ambientais do mundo e mais de 100 mil assinaturas foram coletadas para acabar com a exploração de óleo na Baía.
Em abril de 1970, o primeiro Dia da Terra (Earth Day) reuniu mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, em protesto contra a destruição do meio ambiente e, em particular, contra as companhias de petróleo.
Pouco depois foi criada a EPA – Environmental Protection Agency e leis ambientais protetivas foram promulgadas.
O acidente causou a morte de cerca de 3.600 aves marinhas, mas uma nova era de proteção ambiental foi iniciada.Se você gostou da postagem clique em G+ e compartilhe nas redes sociais.
Leia também outras postagens neste blog.
Grande abraço.